Logomarca Massa Conteúdo Abrir menu mobile
Fechar menu mobile

Blog

Imagem destaque

Soluções que o marketing de conteúdo pode trazer para o seu negócio

12 de fevereiro de 2023

Entre tantas outras coisas, estamos na era da informação. Produzimos e consumimos informação como nunca antes em todo o planeta. Isso tudo graças à internet, um espaço democrático que fez nascer os prosumers, consumidores e produtores de conteúdo ao mesmo tempo.

A internet tornou-se a fonte primária de informação de uma grande maioria da população. Primária, por ser nela que vários mergulham para fisgar notícias em primeiro lugar. Às vezes o único lugar.

Nessa onda virtual, o jeito de as pessoas se comunicarem mudou. E mudou junto a forma das empresas e marcas se relacionarem com seus clientes.

Marketing de conteúdo, essa é a maneira atual de fazer comunicação na era digital. Você sabe bem como aplicá-lo ao seu negócio? A gente sabe e vai mostrar para você.

Posicionando o marketing de conteúdo

Antes de tudo, vamos posicionar o marketing de conteúdo dentro do universo de estratégias no mundo digital, em relação ao marketing digital e ao inbound marketing.

  • Marketing Digital – conjunto de estratégias no ambiente virtual que engloba e-commerce, mídias sociais, sites, CRM, games, inbound marketing, entre outras ferramentas.

 

  • Inbound Marketing – técnicas que otimizam as buscas e guiam as pessoas no ambiente virtual a fim de alcançar determinados objetivos. Em resumo, atraem e levam as pessoas até o seu negócio.

 

  • Marketing de Conteúdo – produção de conteúdo em múltiplas plataformas que servem para captar e converter clientes no ambiente online. Uma etapa indispensável no inbound marketing para alcançar resultados.

Agora, vamos entender melhor o que é o marketing de conteúdo.

O que é o marketing de conteúdo

Nem pense que você já está “careca de saber” o que é marketing de conteúdo. Por mais que se leia, fale e escute sobre essa ferramenta, ainda há muita confusão do que ela realmente significa.

Então vamos buscar esclarecer de uma vez por todas. Se não todas, pelo menos dessa vez. Comecemos pelo nome em si: marketing de conteúdo.

  • Marketing: para começar, marketing se refere a estratégias criadas e aplicadas para desenvolver um relacionamento diferenciado com o mercado posicionando a empresa à frente de seus concorrentes. Daí é preciso entender que mercado engloba clientes, consumidores, fornecedores, parceiros e concorrentes.

 

  • Conteúdo: sabe aquelas frases de sabedoria popular que mais vale o conteúdo do que a forma? Ou ainda que é mais importante o conteúdo do que a beleza? Pois bem. Elas se referem a conhecimento. Sabedoria. Informação. O assunto sobre o que se trata. E ainda o que está contido em algo.

Aí te perguntamos, do que se trata o seu negócio ou sua marca? O que contém que seja melhor do que o negócio concorrente ao seu?

Una tudo e você se dá conta que marketing de conteúdo diz respeito à gama de informações que estão contidas no seu segmento de mercado e que você irá utilizar para informar e atrair clientes através de meios digitais. Ou até mesmo além deles.

Ainda mais que isso, marketing de conteúdo é o conjunto de estratégias que você irá utilizar por meio de geração de conteúdo (que seja relevante e diferenciado para o seu público).

Tem a ver com o assunto que você vai falar, com quem, de que forma e por quais meios.

Vamos a um exemplo para ilustrar. Você é dono de uma padaria. Você produz pães e massas especiais. Trabalha com venda no balcão e por encomenda. Resolve investir em marketing digital por meio do marketing de conteúdo. Monta um perfil no Instagram, uma fanpage no Facebook e um blog.

O que será postado em cada uma dessas mídias, ou seja, o conteúdo que será elaborado, será pensado de forma estratégica. No Instagram, você pode postar fotos do produto com o passo-a-passo. Ou ainda depoimento de clientes degustando suas iguarias.

Já na Fanpage as postagens podem ser uma espécie de “diário de bordo” na sua padaria. Os bastidores por trás dos balcões, na cozinha, durante as compras dos ingredientes.

Aí no seu blog, receitas, dicas de como escolher os melhores ingredientes, informações nutricionais e exercícios para quando você exagerar nas massas e doces.

Isso é marketing de conteúdo. Isso é planejar e executar ações por meio de conteúdos diversos (imagens, textos, vídeos, infográficos, e-books, entre outros) para atrair, encantar e converter clientes. Engajar consumidores. Proporcionar experiências positivas. Conquistar embaixadores do negócio ou da marca.

Agora que a gente falou bastante sobre marketing de conteúdo, vamos adiante. Vamos apresentar soluções para o seu negócio.

Soluções em marketing de conteúdo

Você pode fazer uso do marketing de conteúdo para alcançar vários objetivos para o seu negócio ou marca.

A primeira ação é definir a meta da empresa. A partir do que você quer enquanto estratégia de negócio, pode-se definir a meta para o marketing de conteúdo.

Vamos a algumas soluções:

– O que a empresa quer: ter a marca reconhecida

Como alcançar essa meta? Ações para geração de tráfego orgânico.

A missão do marketing de conteúdo é elaborar conteúdos com SEO a partir de escolhas estratégicas tanto para os temas abordados como das palavras-chave. A ideia é que o que for produzido, seja em blogs ou sites, possa ser facilmente encontrado pelo Google levando o potencial consumidor até você.

– O que a empresa quer: conquistar novos clientes.

O que precisa ser feito? Ações para gerar leads.

Qual a missão do marketing de conteúdo? Atrair o leitor a preencher formulário de dados, solicitar demonstrações gratuitas e aceitar receber newsletters. São bons exemplos.

O lead em marketing digital é um potencial consumidor que já anda pesquisando sobre serviços e produtos do seu interesse em busca de uma solução para um problema existente. Nesse sentido, ele já se encontra no estágio final da jornada de compra.

Nessa fase, as pessoas já pesquisaram sobre algumas marcas. O que elas precisam agora é de mais engajamento e interação. Experimentar, de alguma forma, o seu produto ou serviço para se decidir por ele.

Para casos como esse, você deve elaborar o que chamamos de conteúdos ricos. São mais extensos, detalhados e até mesmo técnicos. Os formatos mais usuais são: e-books, estudos de caso, documentos técnicos e algumas ferramentas, como calculadoras em Excel.

Há ainda muito mais soluções que o marketing de conteúdo pode proporcionar ao seu negócio. Continue nos seguindo em nossas redes sociais para ter cada vez mais acesso às maravilhas do mundo digital.