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O artigo de blog perfeito

2 de janeiro de 2024

Escrever um artigo de blog perfeito, ou blogpost como é também conhecido, exige dos redatores algumas habilidades e respeitar regras. Estão incluídos aí o SEO, a legibilidade do texto, o respeito às normas da gramática e, sobretudo, a criação de um conteúdo relevante.

Este artigo da Massa Conteúdo é metalinguístico. Enquanto escrevemos, comentamos os aspectos que consideramos ideais para criar um artigo de blog perfeito. Considere como um guia para escrever a analisar a efetividade de um conteúdo escrito para a sua marca ou negócio.

No final do texto, dizemos também o que pensamos sobre a perfeição na escrita. Boa leitura para você.

Artigo de blog perfeito para quem?

Primeiramente, preciso estabelecer algo bem importante: perfeito para quem? Do ponto de vista do leitor, o prospect ou lead, o blogpost perfeito é aquele que responde a todas as suas perguntas, derruba suas objeções sobre produtos e serviços, o deixa mais bem informado e fortalece sua decisão durante sua jornada de compra.

Por sua vez, para a marca que mantém o blog, é um artigo que a posiciona entre os mais lidos sobre o tema, que cria autoridade para a marca e gera um bom número de acessos à página. Ele cumpre requisitos importantes do marketing de busca.

Já deu para perceber então que o redator tem o desafio de unir os interesses desses dois públicos em um único texto. Ou seja, o desafio é escrever e dar um check na maioria desses pontos ao mesmo tempo. O perfeito aqui é utópico, um horizonte a se alcançar.

Abaixo, vamos mostrar como fazer isso. Fique atento para poder avaliar.

O ponto de partida para o artigo de blog perfeito

Vou colocar abaixo alguns bullet points, pois eles dão uma boa pista visual para você ler de forma mais dinâmica. É uma técnica que funciona para o escaneamento de informações, como os negritos já usados neste texto e a divisão em seções. Essas são estruturas de legibilidade que usamos nos artigos.

Ah, nos intertítulos das seções, usamos a palavra-chave principal, pois é uma regra do SEO colocá-la na tag <H2> do html.

  • Palavra-chave: é a mãe da busca, importantíssima para que os buscadores identifiquem o que os usuários querem saber e entregar o artigo do blog como opção. Ela é usada com moderação, nos locais estratégicos e no contexto da argumentação sempre.
  • Parágrafos curtos: sim, precisamos quebrar o peso visual do texto antes da leitura. Parágrafos de até 4 linhas, com três frases unidas por conectivos ajudam. Assim, a leitura ganha em fluência.
  • Links: mesmo sendo atribuições do SEO off page, os redatores podem inserir links internos e externos para ajudar os robôs dos buscadores a indexarem o texto, mas também para o leitor ser conduzido para contextos e ampliar a possibilidade de navegação pelo blog.

E em relação ao conteúdo? Podemos dizer que o Google é muito sabido. Desde 2013, com o algoritmo hummingbird, a busca passou a explorar a internet semântica. Isso quer dizer que os buscadores compreendem os sentidos do texto e todo o seu contexto, e não mais palavras isoladas.

Logo, o conteúdo precisa ser realmente bom para ser relevante nos resultados de busca. E um conteúdo bom é aquele que esclarece, traz informações consistentes e, ao mesmo tempo, posiciona bem as marcas diante do seu público.

Agora, o ponto de chegada

Este texto está longe de ser perfeito. E o motivo é simples: a internet é tão dinâmica quanto o comportamento das pessoas. Por isso, o conteúdo precisa sempre ser repensado e retrabalhado, para acompanhar todas as mudanças que vemos diariamente nas redes e nas nossas vidas.

Vale sempre atualizar blogs com textos originais, de temas quentes e com palavras-chaves com bons índices de busca. Contudo, o que vale mesmo é ter um conteúdo muito útil e instigante para o público, que será capaz de associá-lo às marcas e a seus valores.

No fim das contas, o conteúdo gera tráfego para as páginas com a finalidade de criar consciência de marca e de negócio, que levará a vendas. É para isso que tentamos sempre escrever o artigo de blog perfeito.

Se você está em busca do seu artigo de blog perfeito, fale com a gente. Clique aqui para falar com a Massa Conteúdo.